Máquinas térmicas e a Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial, as máquinas substituíram várias ferramentas e eliminaram algumas funções antes exercidas pelos operários. Nessa época, as máquinas térmicas foram mais utilizadas, a máquina térmica é um dispositivo que transforma calor em trabalho mecânico e o próprio inventor grego Heron. Somente no século XVIII vieram a ser construídas as primeiras máquinas térmicas capazes de realizar trabalho em escala industrial.

As primeiras máquinas térmicas, inventada no século XVIII, consumiam grande quantidade de combustível para produzir um trabalho relativamente pequeno. Por volta de 1770, o inventor escocês James Watt apresentou um novo modelo de máquina térmica que veio substituir, com enormes vantagens as máquinas já existentes. a máquina de Watt funcionava da seguinte maneira: o vapor formado na caldeira à alta pressão penetra no cilindro através de uma válvula A que está aberta (neste momento uma outra válvula B está fechada). O pistom, é então, empurrado pelo vapor colocando em rotação uma roda a ele acompanhada. Quando o pistom se aproxima da extremidade do cilindro, a válvula A é fechada e a B é aberta, permitindo o escapamento do vapor para o condensador, o qual é continuamente resfriado por um jato de água fria. Assim o vapor se condensa, ocasionando uma queda de pressão no interior do cilindro, fazendo com que o pistom retorne à posição inicial. A válvula B é então fechada, enquanto a A é aberta, permitindo nova adimissão de vapor no cilindro, repetindo-se o ciclo. Desta maneira, a rota acoplada no pistom se manterá continuamente em rotação.
A máquina a vapor de Watt passou a ser amplamente usada nas fábricas, sendo consideradas um dos fatores que provocaram a famosa Revolução Industrial.

O que foi a revolução industrial?

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

Pioneirismo Inglês

Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

Avanços da Tecnologia

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.

A Fábrica

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.

Reação dos trabalhadores

Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como “quebradores de máquinas”, os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Conclusão

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

Locomotiva a vapor

Uns poderiam dizer que a máquina a vapor foi inventada por Richard Trevithick, mas deixando esta questão de lado, pois muitas pessoas tentaram roubar este importante mérito. A verdade é que Richard Trevithick só teve a idéia de associar o mecanismo de máquinas a vapor com a locomotiva sobre trilhos de ferro e ele teve o “know-how” para fazer isto. Antes dele, houve muitas descobertas que conduziram para chegar-se a primeira locomotiva a vapor. Em seguida a eles, a máquina a vapor teve um dos maiores desenvolvimentos na idade moderna, cujo resultado foi a Revolução Industrial. Em segundo plano, a locomotiva a vapor pode ter traçado seu caminho desde 1698, quando um homem chamado Thomas Savery pensou em usar o vapor para “bombear” o carvão para fora das minas. Esta máquina ainda não era completa, mas já apontava na direção do desenvolvimento da primeira máquina a vapor de “verdade”, inventada por Thomas Newcomen. Ele também projetou um “bombeador” de carvão para fora das minas, e continha apenas um pistão, mas contudo era uma máquina. A primeira idéia revolucionária veio em 1763 por James Watt. Ele projetou um caminho cilíndrico para que dentro, um pistão, pudesse ir e voltar, uma haste para este pistão e esse conjunto foi chamado virabrequim.

Principio de funcionamento

Observemos um recipiente fechado, suficientemente resistente e contendo água até certa altura. Sob a ação do calor nele contido se vaporiza e acumula-se na parte superior.

Observemos o esquema animado abaixo, ele esquematiza o funcionamento de uma locomotiva a vapor. Onde vemos o fogo representa a fornalha, onde o combustível é queimado, em seguida os gases da combustão são condusidos até a saída pela, podemos dizer chaminé, mas antes passam por tubos cheio de água, que será aquecida e transformada em vapor.
Em seguida podemos acompanhar o movimento do vapor descendo pela seta branca, apontando que o vapor esta indo para o cilindro. Quando o vapor chega até o cilindro podemos ver dois caminhos um vermelho e outro amarelo.Ambos os caminhos são aberto ou fechado por um mecanismo ligado à roda e que acompanha perfeitamente o movimento do cilindro.
O caminho vermelho é o do vapor aquecido de entrada cuja força movinenta o embolo.
O caminho amarelo é o de saída do vapor por uma segunda chaminé.

49 Comentários »

  1. eu tava pesquisando o desenvolvimento das maquinas termicas ,ta, mais eu queria saber o desenvolvimento das maquinas termicas até os dias de hoje .

  2. tayene Said:

    só existe esse tipo de maquinas térmicas??

  3. pamela Said:

    legal…
    me ajudou um pouco

  4. Vinicius Said:

    pronto, terminei a cola para minha prova ;)

  5. Bruno Doliver Said:

    blza ,,,, agora tó craque !!!!!

  6. Jessica Barboza Said:

    mais quais foram as mais utilizadas

  7. eu amei o jeito que vooc explicão é muito criativo e bem exclaresido amoo o jeito assim

  8. souzinha Said:

    obrigada, terminei o trabalho de física!rsrsrsr………..

  9. Michele Said:

    super legal ! (y)

  10. Tulio Said:

    Pode ,e dizer todas as maquinas?

  11. michele feitosa rossiter da silva Said:

    consegui algumas coisas pro meu trabalho

  12. kayque prado Said:

    pronto..ja acabei de faze meu trabalho….obrigado por enquanto…kk

  13. patricia Said:

    pequisa de fisica completa !!!!!

  14. Damaris Said:

    muuito boom ! me ajudou muito nas aulas de Fisica aq :D

  15. Gabi Said:

    Gentee,muito obrigada!Me ajudaram bastante no meu trabalho!Tão de parabéns! (=

  16. huru jah sei oq d tdo pra mais ajuda lige 0800 707070c n de 70 de novo (8′

  17. eu odeio fisica axo o professor bonito dai eu estuda bastante pra ele fka feliz hehehehe :)
    aaoow potenciiaa

  18. Jessiara Said:

    E hoje como esta as maquinas ??

  19. Jessiara Said:

    Valeuu me ajudou muitooo :)

  20. Alane silva Said:

    adoreiiiiiii!!!!!! consegui meus pontos!!!!!!!!!!!!!!!! = )

  21. Alane silva Said:

    KKKKKKKKKK! consegui terminar a tempo de entrega!!!!!
    tudo oque eu queria saber esta aqui; e muito mais!!!!
    PARABENS!!!! =)

  22. este site me ajudou mto..valeu

  23. pagina Said:

    queria que tivesse tudo sobre a revolução industrial em geral

  24. Caiomelo Said:

    Achei meu trabalho de física.. É tudo nosso!

  25. josias Said:

    valeu agora não tenho nenhuma duvida sobre a revolução industrial

  26. renata Said:

    trbalho pronto nota 10 vo dira

  27. mt bom…..

  28. jene-jeje@hotmail.com Said:

    Gente adorei eu fiz tudinho e agora conseguir meus pontinho em física ☻◘☺

  29. stefanni Said:

    trabalhoo de historia , qase me ajudoou ;) Heheheheh ,,

  30. pessoal, obrigada por usar o blog… alguma duvida deixe nos comentários que eu respondo… bjs!

  31. patrick Said:

    vlw ganhei 8 no trabalho

  32. daniela Said:

    achei muito legal das maquinas termicas

  33. Matheus Said:

    De Que Forma a Mudança Nas Fonte De Energia Influenciou A Evolução Das Maquinas ?

    obs: me ajudem ai rs preciso disso pra Quinta-Feira.

    • neste caso Matheus você pode levar em consideração que a mudança nas fontes de energia provocaram menos gastos e mais eficiência no seu desenvolvimento,e se uma maquina consegue produzir com um numero menor de energia ela gera lucros, pois combustíveis mais eficientes geram maquinas mais eficientes.

  34. Rubia Mayra Said:

    esse site tah mim ajudando muito

  35. AH’ Cara tu me ajudou legal , vlw deu pra faser a primeira questão .. vlw msm :)

  36. Gustavo de carvalho Said:

    parabéns me ajudou muito obrigado

  37. carol Said:

    me ajudem a fazer o trabalho de fisica por favor


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