Comparação do olho humano com maquina fotografica

Máquina fotográfica semelhante ao olho                                        humano


Na célebre comparação do olho com a máquina fotográfica, a pupila corresponderia ao diafragma, cujas principais funções, no olho, seria o controle da entrada de luz e a exclusão das aberrações esférica e cromática inerente à periferia de lentes. A pupila apresenta forma circular e ocupa não exatamente o centro do diafragma iriano, estando ligeiramente deslocada nasal e inferiormente.

A linguagen da fotografia e do olho

Fotografia é uma linguagem, uma linguagem visual, e para que ela exista, tem um componente essencial, a luz. Sem luz, nos não vemos, sem luz, não existe a fotografia. E as ferramentas que nos usamos para captar essa luz, para escrever com essa luz são três coisinhas básicas: diafragma, obturador e ISO.

No lugar da nossa pupila,  que controla  a quantidade de luz que entra no nosso olho (pense no fato do que a noite a pupila fica grande para que entre mais luz e de dia ele fica pequena para deixar menos luz entrar) nos temos a diafragma. Um orifício do qual podemos definir a quantidade de luz que entra na maquina fotografia.

Maior seja o buraco, mais luz  entra, menor que seja, menos luz. E a denominação do diafragma é sempre expressa pela letra “F” e algum numero, a numeração é contra intuitiva, maior o numero menor o buraco, menor o numero maior o buraco.

O diafragma também controla algo mais importante, a profundidade de campo. Mas o que é profundidade de campo? Profundidade de campo é o controle de quantas coisas que sai em foco na imagem.

Imagens em foco por que é importante?

O ser humano gosta de ver o que esta em foco, algo fora de foco numa foto não registra informação, então vai tirar um retrato de uma pessoa e o fundo é muito feio, tem muita coisa que vai tirar atenção de quem esta olhando a foto, usa pouco profundidade de campo abrindo a diafragma, e no inverso, voce tem um fundo importante que vai contar a historia da sua imagem, usa muito profundidade de campo fechando a diafragma.

O olho humano principalmente, pois se algo esta errado com a visão ela estará fora de foco indicando a necessidade de lentes(óculos) para se adaptar ao ambiente.

1 Comentário »

  1. douglas Said:

    baytefliud2 joga pra tu ve


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: